A evolução da Música





   Se pararmos para analisar a música e os meios pelos quais ela chega até nós e comparar a alguns anos atrás, nos deparamos com uma grande evolução. Dos LP's às fitas cassetes aos CDS até as "tracks" disponibilizadas na internet. Se antes necessitávamos das rádios para nos atualizar que, de certa forma, ditava a moda disponibilizando apenas os sons que lhes convinham, hoje basta uma conexão com a internet para desfrutar de todo o universo musical sem nenhuma barreira.
   A música é uma das maiores influenciadoras que existe podendo desencadear N reações e sentimentos, ou até causar um impacto nas pessoas. Mas paremos para analisar como esta grande influêcia passou de espera e ansiedade para ouvir aquele album do seu artista favorito para uma busca rápida e extremamente fácil.
   Antigamente todos dependiam das rádios para ouvir e serem atualizados sobre o seu artista. As rádios ditavam a moda, visto que tocavam o que queriam nelas. E bandas que não eram anunciadas saíam perdendo ou tinham que esperar a procura dos seus fiéis fãs que ansiavam por meses para obter o disco de vinil ou a fita cassete. Ao serem lançado no exterior, os albúns demoravam meses ou até nem chegavam ao Brasil.
   Na década de 50 foi criado o disco de vinil: aquele famoso disco de plástico (ou PVC) que isponibilizava a reprodução da música. Porém estes dependiam do toca discos para a execução. Assim cria-se em 1963 a famosa e atualmente esquecida fita cassete. Sendo o auge da década de 70, a fita cassete passou de ser limitada com 30 minutos de gravação por lado, contudo com uma melhor qualidade do som e muito mais prática. Mas sua fama durou pouco, pois no fim na década de 70 com a nova invenção da Sony ela seria encostada.
   Com o surgimento do walkman iniciou-se a "Era Compactada" onde arquivos eram compactados em um disco (batizado de CD) e que possibilitava a execução deste em aparelhos de rádio e nos próprios.   Portanto a música passou de algo que era disponibilizado em formatos limitados para algo muito mais acessível.
   Com a vinda da Internet, entramos na "Era Prática". Graças à ela, a música encontrou uma das formas mais fáceis de ser distribuída, seja em sites de fã clube, sites oficiais ou até em sites que disponibilizam as canções gratuitamente.
   A dificuldade para se obter a música já foi ultrapassada, e a única preocupação hoje em dia é saber se o mp3, mp4 ou celular vai aceitar o formato da mídia.


Por Juliana Rocha e Marilia Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário